Sobre

"Natureza, Pedra de xisto, Aldeia Remota"

O lugar de Gondramaz é um recanto de beleza natural perdido no tempo.
 Isto foi possível muito às custas das dificuldades no seu acesso físico que se impuseram até mais recentemente quando arranjaram o caminho até à aldeia.
O próprio Miguel Torga, enquanto médico, residente a poucos kms, na aldeia de Vila Nova, descrevia as dificuldades da chegada a Gondramaz. A aldeia ficou intacta até anos recentes, vindo agora aos poucos sendo restaurada com todas as medidas e limites vigentes, tornando-a num sítio especial, onde o visitante é convidado a viajar dezenas de anos para trás.

Gondramaz preserva a arquitetura do antigamente, a flora da multi-vegetação, a fauna dos veados e das raposas, assim como o ar puro rejuvenescedor do alto da montanha. Para além de todos estes aspetos, ainda conserva alguns habitantes permanentes como é o caso da conhecida pastora Carminda, quem podemos designar como a patroa da aldeia.

O Retiro de Gondramaz, com a sua área de 208m2, é um espaço grande quando comparado com as dimensões das outras habitações típicas de aldeias de xisto. Isto acontece porque este retiro tem origem em duas casas que posteriormente foram unidas, tendo a rua que passava no meio dado lugar ao que é hoje a sala de estar. 

O Retiro de Gondramaz mantém toda a sua estrutura original, composto por pedra maciça e telha serrana. Recentemente o espaço foi totalmente restaurado para proporcionar uma vivência acolhedora e o conforto a que hoje estamos habituados.

A combinação desta charmosa aldeia e desta casa histórica, para este lugar, oferecem a oportunidade de uma trégua na vida agitada dos dias de hoje e uma experiência num retiro de paz e encanto.